Estabelece normas básicas, por meio de regras claras e funcionais, para garantir a aplicação correta e consistente da Marca e dos elementos que compõem a identidade visual de uma empresa, produto e serviços.
Tem o objetivo de preservar as propriedades visuais de uma Marca e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca por parte do mercado.
A complexidade e o contexto de um Manual de Identidade varia de acordo com as características e aplicabilidade da marca que representa.
No entanto, é comum aparecer em todo Manual de Identidade Visual os elementos gráficos que compõem a Marca e sua identidade, variações de assinatura e cromáticas da marca, margem de segurança, tamanho mínimo, grade, aplicação da marca em diferentes fundos, aplicações a serem evitadas, tipografias da identidade e outros aspectos que sejam importantes para aquela marca.
Aqui na Agência E2A compreendemos que a identidade visual de uma empresa é essencial para a formação de sua marca fortalecimento de seus produtos e serviços em seu mercado de atuação. Ela é a primeira comunicação com o público e, por isso, precisa ser muito bem desenvolvida sob pilares sólidos. “Se a imagem da empresa for bem construída, além da atenção, naturalmente ficam implícitos conceitos de qualidade, confiança, idoneidade. É importante ressaltar que muitas empresas se utilizam dessa ferramenta de maneira tão eficiente que a própria imagem da empresa supera os seus produtos e serviços”.
Por causa dos custos, muitas empresas pequenas e microempreendedores acabam optando por criar sozinhas suas identidades visuais, o que resulta em logotipos e cartões de visita nem sempre condizentes com as marcas. Para evitar isso, nossos cérebros criativos estão aqui para ajudar nessa construção, oferecemos soluções completas de serviços que ajudam a profissionalizar a imagem de pequenas empresas e empreendedores individuais. “Ter a ajuda profissional de uma empresa especializada torna a imagem do negócio coerente com a qualidade e o tipo de produto e serviço oferecidos. O trabalho profissional atribui muitos aspectos, detalhes técnicos e experiências valiosas que um profissional carrega consigo”.
A construção do logotipo deve ser uma das primeiras preocupações, pois é ele que guiará ações internas e externas da instituição. “O resultado de um logotipo de qualidade traz inúmeros reflexos positivos para uma empresa, tanto interna quanto externamente: as ações tendem a acompanhar a evolução positiva que a imagem da empresa recebeu e os clientes e fornecedores enxergam nesse novo posicionamento ainda mais profissionalismo”.
Existem inúmeros erros cometidos por profissionais que tentam criar logos e cartões de visita sem ter o conhecimento adequado, como cores, elementos e imagens escolhidas a partir de critérios muito pessoais, e que não são apropriadas para a imagem da empresa. “Quem já não recebeu um cartão de visitas, ou viu o logo ou fachada da empresa, com fotos inadequadas, personagens ou mascotes sem autorização/licenciamento apropriado e até mesmo cores que não tem nada a ver com o segmento que atuam? Certas decisões precisam da atenção e a orientação de um profissional”.
O abuso na quantidade de informações e a falta de conhecimento de regras básicas de design são outras falhas cometidas pelos pequenos empresários. Esses problemas fazem com que a imagem da empresa não transmita o valor de seus produtos e serviços de maneira adequada. “É comum vermos muito texto em pouco espaço, falta de alinhamento e organização espacial, erros em esquema de cores, entre outros erros de comunicação. Ocorre também a falta de informações essenciais”.
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