
No dia 24 de maio tivemos a oportunidade de comparecer na palestra “ Processos Criativos no design” com Kiko Farkas, organizado pela Red Bull Station, aqui em Sampa. Mesmo com o frio intenso, local estava lotado, até um espaço no chão para sentar estava difícil. Com um tema tão amplo e toda sua experiência, Kiko conseguiu canalizar de forma simples e criativa ( vindo dele não poderíamos esperar outra coisa) todo seu repertorio nas mais diversas artes, espalhadas por todo o mundo.
Mostrou o quanto os nossos 5 sentidos podem ajudar em nosso processo de criação, o quanto de novo temos nas coisas do dia-a-dia, e como uma boa percepção, pode mudar a forma que vemos e vivemos. A importância das referencias, não apenas coisas do nosso mercado, mas buscar novas visões em tudo, em todos os lados, e trazer isso para nossas artes/Jobs. Visão, audição, paladar, tato, olfato, um desses poderá ser o grande start, que precisava para realizar aquele trabalho que esta na sua mesa a dias. E a junção de uma o mais desses sentidos poderá trazer algo inovador e diferente para o que esta fazendo.
Não teve como sair dali sem estar com a cabeça no tik-tak, olhando e buscando essa percepção em tudo, nos prédios e casarões históricos , nos graffit, naquela rua que já havia passado diversas vezes e nunca tinha visto, na movimentação das pessoas as 22h em plena terça de muito frio, como o vendedor de bala conseguiu conquistar seus clientes apenas com um radinho ligado, e tantas outras coisas que somente um cidade como sampa nos oferece diariamente, e ignoramos. O quanto da nossa essência e do essencial da nossa vida esta ao nosso redor, e nem percebemos.